Bacalhau à João do Buraco
4 postas de bacalhau demolhado 200 g de camarão 1 kg de amêijoa 1,5 dl de azeite 3 cebolas grandes sal, salsa e pimenta q.b. Para o puré 1 kg de batatas 50 g de manteiga 5 dl de leite 2 claras Para o molho 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha 7 dl de leite 2 gemas. |
1 . Comece por ligar o forno. De seguida, escalde o bacalhau com água fervente, tape e deixe repousar, durante cerca de 15 minutos. Limpe de peles e espinhas e lasque. Coza os camarões em água e sal deixando-os ferver por dois minutos. Escorra, arrefeça e reserve alguns inteiros para decoração. Pique grosseiramente os restantes.
2 . Lave bem as amêijoas e abra-as em meio decilitro de azeite. Reserve algumas inteiras para decoração e elimine as cascas às restantes. Descasque e coza as batatas em água e sal. Entretanto, descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Refogue depois no restante azeite. Reserve.
3 . Prepare agora o molho, levando a manteiga ao lume até derreter. Polvilhe com farinha e adicione o leite, gradualmente e mexendo sempre. Q~ando engrossar, retire do lume e incorpore, de imediato, as gemas batidas.
4 . Passe as batatas já cozidas pelo passe-vite e leve a lume brando com a manteiga. Junte o leite sem parar de mexer. Bata as claras em castelo e envolva-as no puré, depois deste ter arrefecido um pouco.
5 . Coloque o refogado num prato ou tabuleiro refratário e junte-lhe as lascas de bacalhau e salsa picada. Tempere de pimenta. Sobreponha o miolo de amêijoa e o camarão picado. Regue com o molho e cubra com o puré de batata. Leve ao forno a 2200 C, por 15 minutos ou até alourar. Decore com as amêijoas e os camarões reservados e sirva.
Sem comentários:
Enviar um comentário