sábado, 1 de novembro de 2014

Bacalhau Confitado com Migas de Tomate
 
 
Um pão, com cerca de 300/400 gr, pus de molho em água.
Depois, num tachinho, um fio de azeite (aproveitei e fui buscar 2 colheres de sopa de azeite do bacalhau que estava a confitar - ler a receita mais em baixo), uma cebola e 3 dentes de alho picadinhos, e cozinhar até a cebola ficar translúcida.
Juntar meia lata de tomate em pedaços e deixar cozinhar cerca de 10 min. até ficar um molho bem grosso.
Escorrer bem o pão (que esteve de molho pelo menos 20 min.) e adicionar ao tomate. Mexer muito bem, envolvendo tudo, temperar com pimenta da terra e deixar cozinhar em lume brando, mexendo com frequência para não pegar. Rectificar temperos. Se começar a ficar muito seco, ir juntando, colher a colher, de azeite (voltar a aproveitar o azeite do bacalhau que está a confitar...). Por fim adicionar coentros picados a gosto.

Depois agarrei na receita do bacalhau confitado, e fiz as minhas modificações:
Num tacho, colocar 2 postas de bacalhau (eu escolhi as mais altas e não muito grandes), com a pele virada para cima (os meus lombinhos já iam praticamente sem pele e sem espinhas...) e verter o azeite (do melhor que conseguirmos arranjar) até tapar as postas. Estas têm que ficar totalmente submersas no azeite.
Adicionar uma casca bem fina (só a parte amarela) de limão, raminhos de tomilho, ou coentros, grãos de pimenta rosa, 1 folha de louro, um ou dois dentes de alho inteiros esborrachados com casca e vai ao lume para confitar pelo menos 20 min..
Não pode ultrapassar os 80ºC, o ideal será entre 75 e 80ºC. Eu como não tenho termómetro estive todo o tempo de olho no tacho, pois o azeite não pode ferver, então assim que eu via que começava a borbulhar ao de leve, aquelas bolhinhas pequeninas, tirava do lume, deixava descansar cerca de 30 seg e voltava a colocar no lume, que está no mínimo. O bacalhau estará confitado quando se notar as lascas e estas a quererem se separar, cerca de 20 a 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário