quinta-feira, 28 de julho de 2016

Bacalhau assado com migas à Lousã



Ingredientes
4 postas bacalhau demolhado
500 g batatas pequenas
2 und. couves portuguesas pequenas
0.50 und. broa de milho
250 g feijão frade
2 und. cebolas grandes
5 dentes alho
2 dl azeite
q.b. sal e pimenta

Como fazer Bacalhau assado com migas à Lousã
De véspera ponha o feijão a demolhar. No dia coza-o em água com um fio de azeite e 1 dente de alho; tempere de sal no fim e deixe ferver mais 2 minutos. Depois escorra-o e reserve quente.
Entretanto, lave muito bem as batatas e deixe-as inteiras e com casca; arranje as couves lavando e partindo aos bocados. Ponha a cozer as batatas em água temperada com sal, durante 30 minutos; noutra panela coza as couves. Depois de tudo cozido, escorra, reserve e mantenha quente.
Descasque as cebolas e os alhos; corte a cebola às rodelas; corte a broa às fatias e depois aos quadrados pequenos. Ponha metade do azeite numa frigideira com a cebola e deixe refogar mexendo de vez em quando sem deixar alourar muito; tempere com sal.
Escalde as postas de bacalhau, enxugue num pano e ponha a assar numa chapa bem aquecida em cima do fogão se não puder assar nas brasas. Ponha também as batatinhas cozidas a tostar levemente.
Enquanto isso, deite, numa frigideira, o azeite restante com 4 dentes de alho esmagados e dê uma fritadela à broa e de seguida junte as couves e o feijão; envolva e salteie deixando apurar; tempere com pimenta. Sirva o bacalhau coberto com a cebolada, as batatinhas e as migas.

Sem comentários:

Enviar um comentário